Eva: um desabafo da mulher no século XXI

New Freepik Signature

Já cansei deste castigo. Desde que Deus criou o mundo, a gente sofre. É um castigo que não acaba.

Fui responsável por perdemos o paraíso. Depois, sempre colocada em segundo plano, como frágil, incapaz, emotiva. Lutei bastante para me tornar capaz, para provar minha força. Estudei e me capacitei para dar conta de tudo.

Assumi duras jornadas de trabalho, fora e dentro de casa. Além, claro, de estar sempre estudando, atualizando os conhecimentos, fazendo curso. Se não, né, já sabe. Não podemos “ficar para trás”.

Aí, uns dizem que sou durona demais, que perdi minha feminilidade, que sou brava e mal-humorada. Ainda cobram que devo estar sempre bonita e magra, claro. Ah, vai engordar pra ver. Dizem que a gente não se cuida, que é desleixo.

Tem que ser assim: cabelo sempre arrumado, unha feita, bom humor, simpatia… lembre-se de dizer sempre sim, vai dizer não. Aí vão dizer que é TPM ou que é falta de sexo.

Ah, o sexo. Quando é que eles vão entender que meu corpo é meu? Que eu sou dona de mim e que me expresso da forma como eu quiser?

Se eu quero ser sexy, é para mim, eu para eu me sentir assim. Ou é até para alguém sim, por que não? Afinal, eu sou livre. Mas não é para você que está aí na rua sem ter o que fazer, que não sabe respeitar uma mulher.

É cada coisa que a gente houve. Se a gente parar para pensar, ficamos loucas. E eles adoram nos chamar de loucas. Quando temos uma intuição, ou nosso sexto sentido nos fala algo, para eles é sempre loucura. Cuidado, pois eles são convincentes.

Enfim, esse é um desabafo porque já estou de saco cheio de tudo isso. Hoje, em pleno século XXI, ainda temos que aturar tudo isso, como temos que nos vestir, como deve ser o nosso corpo, como temos que pensar e agir.

Temos que ser mãe, esposa, dona de casa, ter uma carreira de sucesso e ainda uma mulher linda, plena. Caso falte algo, a vida está incompleta, você é incompetente.

Alguém aí dá conta de tudo isso? E ainda mantém a saúde mental e emocional em dia? Independentemente de qualquer resposta, você é uma verdadeira heroína!

Vamos continuar nossa luta por espaço com a consciência de que nós somos responsáveis por nossa vida e cabe a nós fazermos nossas próprias escolhas.

Feliz Mês Internacional da Mulher!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s