Vida em Rennes: minhas primeiras impressões!

Sempre tive o sonho de estudar no exterior e a minha jornada começou na Irlanda, trés anos atrás, em busca de aprimoramento no inglês. No ano passado, eu decidi que já estava mais do que hora de uma nova mudança. E a minha primeira opção foi a França. Sendo apaixonada pela a língua do país, achei maravilhosa a possibilidade de realizar um mestrado e, ao mesmo tempo, me dedicar a aprender o francês.

O começo

Et me voilà avec mes nouveaux amis pour assister à l’événement de bienvenue, où le directeur et les coordinateurs de cours sont venus nous informer de ce que ci passe à Université Rennes 1.
Evento de boas-vindas dedicado aos estudantes internacionais.

Eu fui muito bem acompanha pela a universidade, mesmo antes da minha partida. A associação estudantil Move & Share já tinha tudo preparado para nos receber. Eu fui recepcionada por um dos membros da associação, que me levou à acomodação universitária, o CROUS, onde fui instalada.

Na universidade, tivemos um encontro de boas-vindas para explicações do tipo de curso, carga horária etc. Mesmo sendo uma situação aflitante, estava mesmo era super ansiosa essa nova aventura, num outro país estrangeiro, inundado por estudantes de todos os lugares do mundo como Japão, China, Estados Unidos, Índia, Jordânia, Irsrael, e muito mais.

E assim, enquanto os meus novos colegas assitiam atentos as palestras dos coordenadores dos cursos sobre tudo o que iria acontecer, eu, por outro lado, não conseguia evitar um sentimento imenso de felicidade que ocorre ao termos a certeza de fizemos a escolha certa. Foi o mesmo sentimento que tive 10 anos atrás, quando me ingressei na faculdade de jornalimo, em São Paulo.

Hoje, apesar de não ser mais aquela garota ingênua e cheia de sonhos ao 17 anos, foi inevitável, senti-me orgulhosa ao provar capaz de reinventar-me ao começar do zero e partir ao desconhecido.

Quais foram as minhas primeiras impressões ?

20190908_184045

Primeiramente, achei inacreditável que 1/3 da população de Rennes é formada de estudantes. Isto significa que os dois terços restantes devem ser compostas de professores, motoristas de ônibus e de uma pequena parcela de pessoas mais velhas. Rennes é, assim, uma cidade que gira em torno de atividades educacionais.

Não é à toa que é cheia de vida. E essa é uma das razões pelas as quais, estou muito feliz de viver aqui. Eu já tive a oportunidade de viajar com os meus novos amigos ao Monte São Michel e a cidade de St. Malo (confira nos artigos seguintes). Também, fiquei satisfeita com a minha acomodação que, além de ter sido reforma recentemente, é bem confortável e com um preço super acessível (244 euros).

Sempre que tenho um tempo livre, adoro ir aos parques da cidade, ao centro, às feiras de frutas e legumes, cozinhar e partilhar refeições com os meus amigos, ou, simplesmente, sucumbir às séries do Netflix. Por que não?

Por que é bom viajar ao exterior?

20190917_143935

Se existe uma vontade intrínsica dentro de você, não hesite, ache os meios necessários a tornar este sonho realidade. É uma das coisas maravilhosas da vida, poder conhecer o mundo, descobrir outras culturas e modos de vida, quando se é jovem e/ou quando se tem ou é dada a oportunidade.

Eu mesma, ao retornar ao Brasil em definitivo, levarei comigo incontáveis lembranças dos lugares por onde passei, das paisagens incríveis que tive a benção de contemplar, e, acima de tudo, das pessoais que conheci.

Portanto, àqueles que desejam tirar o máximo proveito da vida, eu recomendo viajar e sim morar no exterior. Ainda que tenha esse viés de construir uma nova família, o melhor de tudo para mim é essa sensação de nascer de novo a cada nova experiência. E isso por si só já me basta para ser eternamente agradecida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s